06
July
,
2021

O Ser All About Dance!

Uma visão sobre identidade e cultura pedagógica no ensino da dança.

Falar de dança é inequivocamente falar de uma forma de expressão artística que transcende o corpo, a sala de aula ou o palco. A dança é uma herança cultural, genética, física, sensorial, sensitiva e emocional, uma lembrança de uma fisicalidade que não se explica mas se sente, um resticio de uma memória motora distante mas que nos é tão próxima. 

A ligação ao ritmo, a necessidade de nos mexermos faz parte da condição humana e de toda a sua história. Dos rituais que sobreviveram aos tempos, das construções de matrizes ancestrais de movimentos que serviram de base aos diversos estilos de dança, das reinterpretações destas matrizes de movimentos e da sua sistematização em técnicas, a dança é espelho de cultura, é a corporalização dos valores, manifestação das ideias, estéticas, maneirismos e linguagens de um povo, grupo, pessoas ou pessoa. Dança é arte, mas também é apenas movimento, é profissão, mas também é hobbie, é técnica mas também é sensação, é competição mas também é espetáculo, é sistemática mas também é experimental. 

Atualmente, a dança representa um importante estilo alternativo de prática pedagógica, pois permite direccionar o movimento corporal de cada aluno para uma exploração da sua capacidade de criação, estimulando o autoconhecimento e favorecendo a aprendizagem em toda a sua multiplicidade de dimensões. A sala de aula, o estúdio de dança, o palco são para os alunos espaços por excelência de interlocução e reflexão, pois garantem a relação entre o conhecimento em dança e as relações sociais, políticas e culturais. A dança será sempre na sua essência uma manifestação de caráter étnico, mas para o ensino é a dimensão da expressão corporal e motora que assume protagonismo nas estruturas educativas. A expressão pela linguagem corporal, a disciplina inerente ao trabalho das diferentes técnicas, capacidades físico-motoras e performativas são por si só factores determinantes de desenvolvimento de carácter e personalidade, crescimento físico e intelectual

O local de celebração da dança dá indiscutivelmente contexto à mensagem e define a natureza e limite do seu alcance. Ao longo dos tempos a dança tem sido retirada do seu contexto mais ancestral, reciclada pelas suas constantes reinterpretações e realojada numa multiplicidade de habitats.  Para os bailarinos, o estúdio de dança é o local de trabalho e o palco o local de celebração. Nesse sentido, as escolas de dança desempenham um papel fundamental na formação integral do interprete de dança e na perpetuação da cultura artística dos diversos estilos de dança existentes.

A minha ligação à dança, toda a minha experiência e história enquanto profissional de dança desenvolveram-se em completo paralelismo com o projeto pedagógico e artístico All About Dance. O nome All About Dance surge em 2002 e com ele um projecto de formação artística na área da dança assente na inovação e no espirito de equipa de todos os seus intervenientes.

A All About Dance tem como base duas fontes de conhecimento, interno, produto da aposta em ações de formação para seus professores e alunos, e externo fruto da receptividade à inovação existente na escola. Existe um foco quer no processo, nomeadamente ao nível dos projectos de formação e centro de criação e treino, quer ao nível do produto, quando falamos da importância atribuída pela escola aos seus espetáculos. A cultura de inovação e preocupação com as novas tendências artísticas e culturais do mercado, o foco no trabalho de equipa, na liberdade conceptual, confiança e auto-responsabilização dos intervenientes, os processos de comunicação acessíveis e informais, uma gestão integrada dos recursos humanos e estrutura directiva que proporciona sistemas de apoio e suporte á iniciativa individual dos seus professores, fazem com que o “momentum”, a dinâmica da organização seja no sentido do desenvolvimento integrado. A All About Dance, não se limita a ponderar o que existe, tem de acrescentar algo, de consolidar o existente, de questionar o que poderá existir e de orquestrar qualquer tipo de acordo acerca do que lá está. A All About Dance é uma escola em constante esforço de aprendizagem, tendo sempre subjacente a focalização nos grupos e equipas de trabalho, e não nos indivíduos isoladamente considerados. É uma escola onde os seus intervenientes possuem um pensamento sistémico, isto é, possuem uma visão de um sistema não isolado, mas antes parte integrante de vários e diferentes sistemas em permanente e continua interação. Coloca a tónica nos indivíduos, nos seus objectivos pessoais, na concentração de energias, na perseverança e na capacidade de analisar objectivamente a realidade. É uma escola onde os seus agentes possuem modelos mentais bem definidos, que são desenvolvidos com base em conceitos de união, comunidade, família, paixão, humildade, inovação e dança. É uma escola com uma visão compartilhada e que aproveita o máximo as sinergias do grupo e, que desta forma, se torna capaz de desempenhos de sucesso. A cultura organizacional e identidade pedagógica devem desenvolver-se em sintonia, influenciando-se mutuamente de forma a estarem presentes em todos os processos de funcionamento da escola, desde as estratégias de ensino até ao grau de exigência e rigor impostos aos bailarinos na preparação de um espetáculo. A forma como uma escola vê e sente a dança será inequivocamente a forma como os seus intervenientes a irão ver e sentir também. Que esta visão permaneça sempre com os nossos alunos e se propague perpetuamente para todas as dimensões da sua vida.

Vitor Fontes
Diretor artístico e sócio-fundador Academia All About Dance